Rua Sete Pecados, 100, Arruda - PE
Rua Itapissuma, 57, Garapu - PE
Você está preocupado com a segurança da sua obra?

Você está preocupado com a segurança da sua obra?

Garantir a segurança e medicina do trabalho no canteiro de obras é um dos desafios de um gestor de construção civil. É preciso que as medidas preventivas estejam presentes no planejamento de engenharia e sejam seguidas rigorosamente até o final do projeto.

Conheça dicas para garantir a segurança no canteiro de obras.

1 – Atenção para o uso de EPI’s

Se o canteiro de obras não estiver organizado, pode ser um campo minado para os trabalhadores. Por isso, sua empresa deve fornecer os Equipamentos de Proteção Individual. O responsável pelo canteiro de obras deve fiscalizar o uso e garantir a segurança de pedestres.

2 – Priorize a sinalização no canteiro

Quem trabalha no canteiro sabe que a sinalização é primordial. Seja através de placas ou cartazes, apresentar os pontos de atenção para a equipe reduzirá os riscos de acidentes e manterá a equipe informada sobre os avisos obrigatórios e os riscos do local.

3 – Ofereça treinamentos

Antes de iniciar a obra, identifique as necessidades da equipe e, se necessário, ofereça um treinamento completo. Explique cada detalhe da obra e fique à disposição para orientá-los durante todas as fases do projeto. Funcionários bem treinados conseguem evitar inúmeros acidentes de trabalho.

4 – Distribua as responsabilidades

A prevenção deve ser uma preocupação de toda equipe, desde a administração até os funcionários. Uma forma de conscientização é criar responsabilidades para todos, orientando-os a manter os cuidados no canteiro e interagindo nos treinamentos sobre práticas seguras.

Se sua construtora criar uma cultura que valoriza práticas seguras, ficará mais natural e automático que os funcionários se preocupem em usar equipamentos de proteção ou equipamentos de forma adequada.

Uma boa ideia é ouvir a sua equipe. Ofereça uma caixa de sugestões para que eles escrevam ideias e dicas de como os processos podem ser refinados e a segurança do canteiro reforçada. Outra dica é marcar reuniões regulares para ouvir pessoalmente o time e discutir sobre assuntos e processos da obra.

Se você priorizar a segurança da sua obra, é possível evitar riscos e problemas durante a realização do projeto e, consequentemente, o cronograma estará sempre em dia. Atente-se para esses cuidados e tenha um canteiro produtivo.