Rua Sete Pecados, 100, Arruda - PE
Rua Itapissuma, 57, Garapu - PE
5 dicas para suas reformas

5 dicas para suas reformas

Máquinas e equipamentos

É dispensável adquirir máquinas como furadeiras, esmerilhadeiras, máquinas de polir e outras somente para realizar pequenos trabalhos e reformas em sua casa. Ainda assim, esses equipamentos podem poupar muito trabalho pesado e braçal. A solução mais economicamente viável e prática é recorrer ao aluguel dessas máquinas.

Planejamento

Saiba no que vai mexer primeiro e tente comprar os materiais em “levas”, primeiro aqueles que serão usados em uma etapa e depois os da próxima etapa. Sem organização, sua casa acaba virando um mini depósito de materiais de construção. Mantenha o planejamento por cômodos ou por etapa de trabalho – troca de espelhos e tomadas depois de efetuar a pintura, por exemplo. Na dúvida, pergunte a algum colega que tenha mais contato com o ramo ou leia na internet sobre qual ordem adotar. Mais importante do que a ordem em si, entretanto, é manter algum “passo a passo” para a reforma.

Limpeza

Não deixe para realizar a limpeza de seu “canteiro” apenas para quando terminar suas reformas. Determinados materiais e substâncias usados em obras são abrasivos, corrosivos e ácidos e podem causar danos a seus móveis ou a outras partes da casa. Além disso, deixar entulho e restos ao longo do caminho apenas eleva a probabilidade de tropeções, quedas e acidentes em geral. Tente limpar a área de trabalho ao final de cada etapa concluída, assim você evitar danos ao restante da casa e previne acidentes nas próximas etapas de trabalho.

Orçamento

Faça, antes de começar qualquer obra, um levantamento dos gastos com materiais e outros serviços para conclusão da obra. Comprar material “à medida que precisar” é um erro comum cometido por muitos profissionais da área inclusive, que faz com que pequenas reformas de R$ 4 mil ou R$ 5 mil se tornem obras caras e dispendiosas de dezenas de milhares de reais. É preciso saber de antemão quanto e quando você irá gastar, mesmo porque seu orçamento, por maior que seja, é sempre limitado.

Condomínio

Verifique sempre os horários e procedimentos de seu condomínio para reformas antes mesmo de iniciar os trabalhos. Há sempre restrições em relação aos horários, nível de ruídos, entrega e recebimento de materiais e outros. Assim você evita surpresas desagradáveis em forma de multas condominiais e toca suas reformas com tranquilidade – para você e para seus vizinhos.